Ortodontia
A ortodontia é a especialidade da medicina dentaria relacionada com o estudo, prevenção e tratamento quer de problemas de crescimento e desenvolvimento da face, quer de alterações nos arcos dentários e oclusão, ou seja, disfunções dento faciais.
Pode ser realizada em pacientes adultos e em crianças e engloba varias opções de tratamento.
Na criança em desenvolvimento estas alterações podem ser tratadas com aparelhos fixos e em alguns casos com aparelhos ortopédicos, que vão ajudar a orientar o crescimento e a função respiratória.
Em adultos e crianças com dentição definitiva, o aparelho ortodôntico exerce um papel activo na correção de dentes desalinhados. Estes dentes, por serem mais difíceis de higienizar, podem ser perdidos precocemente. Também permite o tratamento de outras situações dentárias, diastemas, mordida aberta/fechada/cruzada e algumas desarmonias esqueléticas (prognatismo e retrognatismo) entre outras.
É possível utilizar vários tipos de aparelho:
. Aparelho fixo convencional
. Aparelho auto-ligado (não usa ligaduras elásticas)
. Aparelho estético
. Alinhadores ( goteiras transparentes individualizadas para cada paciente)
O objectivo final será sempre melhorar a estética, a função mastigatória, a higiene oral, o equilíbrio muscular e a fonética, melhorando a sua auto-estima e bem estar.
Mediante um estudo ortodôntico poderemos determinar qual o procedimento mais adequado e eficaz para si.